Ontem a Companhia Paraibana de Gás anunciou a redução dos preços de todos os seus produtos de Gás Natural em até 21,7%. Essa medida, segundo a empresa, vem para tentar aquecer o mercado de gás natural, que tem um preço mais em conta, nesse momento de crise, aliviando os custos para empresários e consumidores; já é a terceira redução da PBGÁS esse ano com esse intuito.
O preço médio do GNV no estado nos meses de Junho e Julho (até o dia 15) foi de R$3,24 reais, se a redução aplicada pela concessionária de 16,9% fosse repassada integralmente esse valor cairia para R$2,69 reais, valor que é 1 centavo acima da média para o mesmo período para o estado de Pernambuco, que tem GNV mais barato do país no momento. O gás natural veicular paraibano é o nono mais caro do Brasil, apesar dessas reduções da PBGÁS.
Isso acontece pois nem sempre é possível reduzir o valor nas bombas, ainda mais de forma integral, pelos postos, pois existem outros gastos e encargos como aluguel, energia elétrica, água e outros produtos que salvo algumas exceções tem aumentado seus custos nos últimos 2 anos, e a previsão é que continue assim no passo que nosso país entra num momento de recessão. Certamente é apostando no gás como geração de energia mais barata, segura e sustentável que a PBGÁS faz essas reduções, expandindo seu uso por toda a indústria e consumidores residenciais e ganhando o mercado que outros combustíveis estão perdendo.
O gráfico acima mostra a média mensal do preço dos combustíveis de veículos leves e médios desde Janeiro de 2017 até Junho de 2019, podemos ver que o GNV (cinza) vem crescendo e se aproximando do preço do Etanol (azul).
Apesar do valor elevado, o GNV continua sendo a melhor opção, já que rende mais que ambos os combustíveis líquidos, o custo por quilômetro ainda é competitivo, mas o motorista não terá uma planilha de conversão de rendimento disponível toda vez que for abastecer.
Se essa redução da PBGÁS for seguida pelas outras distribuidoras do Brasil e os postos conseguirem responder com redução no preço das bombas, o GNV será ainda mais atrativo, e terá mais competitividade, levando a mais conversões, ou modelos zero quilômetro já preparados, como o caso do Siena Tetra Fuel. Mais conversões elevam o mercado como um todo, fazendo a economia girar desde a extração até ao seu carro.
Fontes:
http://www.pbgas.com.br/?p=8015