A IMPORTÂNCIA DO RETESTE

Conheça mais sobre o processo de reteste e entenda a sua importância

 

Sua segurança em primeiro lugar

 

A requalificação de cilindro é de extrema importância para a segurança do usuário. Durante a requalificação do cilindro são avaliadas as condições mínimas exigidas por normas nacionais e internacionais a que um cilindro deve atender para considerá-lo apto para voltar a ser utilizado. Ela é obrigatória!

Por meio desse procedimento técnico, garantimos que o produto está pronto para ser utilizado com total segurança pelo usuário. Para assegurar a qualidade do equipamento, o teste hidrostático para cilindros de GNV devem ser realizados a cada 5 anos e por empresa registrada no INMETRO.

O QUE É AVALIADO E COMO É FEITO

As marcações do cilindro são o número de série, data de fabricação, fabricante, capacidade, pressão, entre outras coisas. Essas informações são anotadas e seguidas rigorosamente pois asseguram que os cilindros tenham todas as informações necessárias e obrigatórias de acordo com as normas vigentes para ser reutilizado.

Ao chegar, o cilindro passa por uma avaliação visual do seu estado geral procurando por pontos de pontos de fragilidade para garantir a segurança no momento dos testes como inchaços, rachaduras e ferrugem.

Após a primeira avaliação visual o cilindro passa o esvaziamento seguro e limpeza interna com água. Essa limpeza é necessária pois sempre que se abastece um pouco de óleo entra no cilindro pela tubulação do posto.

Quando finalizada a limpeza interna a próxima fase é a decapagem, retirada de tinta, de borracha do suporte que pode ficar grudada e pequenos arranhões que não impactam na segurança do cilindro.

Nessa etapa o cilindro é preenchido com água em alta pressão, caso ajam rachaduras ou outras falhas internas o cilindro é possível observar imediatamente. Esse teste é feito a uma pressão um pouco acima da norma para assegurar a total integridade e segurança do cilindro.

A pintura é feita por spray para um trabalho rápido, eficiente e de qualidade. A tinta e cor utilizadas são em conformidade com as normas vigentes para cilindros de Gás Natural Veicular.

Após finalizado todo o processo é feito um certificado contendo todas as informações colhidas durante os testes aprovando, ou reprovando, o cilindro, a assinatura do engenheiro, e a marca d’água da Mister Gás, que garante sua autenticidade. Junto do certificado, um selo do Inmetro é atribuído ao cilindro aprovado e colado próximo ao seu número de série.

TOP